Ponte Alta do Bom Jesus entrega Inventário da Oferta Turística e promove doces artesanais em evento

A Prefeitura de Ponte Alta do Bom Jesus realizou na sexta-feira, 26, evento simbólico para a entrega do Inventário da Oferta Turística à comunidade. Em parceria com o Sebrae, através do programa Cidade Empreendedora, o inventário é um instrumento para fins de planejamento e gestão da atividade turística no município.

Os dados do inventário foram enviados ao sistema do Governo do Tocantins – Plataforma Integrada do Turismo -, através da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), atualmente presidida por Hercy Ayres Rodrigues Filho.

Foram levantadas as segmentações do

setor, como o turismo Balnear, Rural, Tecnológico, Ecoturismo, Náutico e as potencialidades das atividades turísticas que podem ser trabalhadas na região.

Segundo o diretor de Turismo da cidade, Diogo Faria Ribeiro, a parceria do Sebrae está sendo fundamental para a gestão do turismo sustentável no município, que tem como objetivo a elaboração adequada de produtos e serviços turísticos de acordo com as normas legislativas ambientais, trazendo consultorias para a realização de atividades de natureza com segurança, qualificação, treinamento e formação de condutores turísticos e geração de emprego. “Para que assim seja possível a elaboração de roteiros de qualidade, com formatação técnica de atrativos, nos segmentos de Ecoturismo, Turismo Tecnológico,

Turismo Balnear, levantadas no Inventário Turístico, através de um Plano Municipal de Turismo, para direcionar e atender com os recursos disponíveis o setor, principalmente nas áreas que exercem tais atividades turísticas”, afirma.

No evento, o prefeito José Luciano reafirmou a importância do turismo e das atividades relacionadas ao empreendedorismo do setor ao desenvolvimento da economia na região municipal, anunciando obras de infraestrutura do Balneário Municipal Clube do Povo como referência de apoio ao turismo de Serras Gerais, agradecendo a presença da comunidade e de todos convidados. Hercy Filho destacou ações do Governo do Tocantins para o turismo, co

mo sinalização turística, políticas públicas e revitalização do Rio Ponte Alta.

A gestão de Ponte Alta do Bom Jesus reforça que o inventário é o primeiro passo para a consolidação do Plano Municipal de Turismo, realizado com base na metodologia do Ministério do Turismo, para que seja possível a realização de consultorias e diagnósticos à formatação adequada de atrativos turísticos, integrando sustentavelmente o Mapa do Turismo Brasileiro.

O arranjo produtivo com as características culturais das comunidades estavam expostas no evento.

Doces Pontealtenses

Os doces pontealtenses são tradicionais na cidade e hoje as doceiras da cidade

contam com projeto lançado também na sexta-feira, 26, em parceria com o Serviço de Aprendizado Rural (SENAR). Os convidados receberam exemplares dos doces como uma lembrança de visita ao município.

Os doces são realizados com frutos e condimentos do cerrado do município, feitos em tachadas em fogão à lenha, como o doce de Jenipapo, Amendoim e a Cocada. As doceiras tiveram formação recente no curso de doces cristalizados e compotas do Senar, seguindo a experiência de suas ancestrais.

Presentes

Além do prefeito José Luciano, do representante da Adetuc, Hercy Filho, e do direto

r de Turismo da cidade, Diogo Faria Ribeiro, o evento contou com a presença de famílias Pontealtenses, dos vereadores Tiaozinho, Leizao, Rosario, Marcelo Rodrigues, e Marcivânia, de estudantes de turismo da UFT, câmpus de Arraias, de Fernanda Tainá Castro – representante do Naturatins, de Arnóbio Queiroz – representante do Sindicato Rural de Ponte Alta do Bom Jesus, de doceiras, artesãos, músicos e cantores do Projeto Flauta Doce da SEMAS, de equipe da SEMED, colaboradores da Administração da Prefeitura Municipal, representantes de Taguatinga, Dianópolis, e da Polícia Militar.

Rua Deputado Freire - Centro - Fone: (63) 3659 1317 - Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Bom Jesus

e-mail: prefeitura@pontealtadobomjesus.to.gov.br

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo